Actividades de âmbito Profissional
1. Treinador de Ginástica Artística Feminina
1984 - 1991:
- Treinador Adjunto de Ginástica Artística Feminina do Boavista Futebol Clube, tendo as atletas do clube obtido os seguintes resultados (mais relevantes): Resultados T.Adjunto BFC 1984-1991.pdf
1992 - 2001:
- Treinador Principal e Responsável Técnico de Ginástica Artística Feminina do Boavista Futebol Clube, tendo as atletas do clube obtido os seguintes resultados (mais relevantes): Resultados T.Principal BFC 1991-2001.pdf
2002 - 2005:
- Treinador Responsável pelo Centro de Treino de Ginástica Artística Feminina da Associação de Ginástica do Norte - Treinador Distrital, tendo as atletas do Centro obtido os seguintes resultados (mais relevantes):
2008 - Atual:
- Treinador Adjunto de Ginástica Artística Feminina do Sport Club do Porto, tendo as atletas do clube obtido os seguintes resultados (mais relevantes):
2. Treinador de Ginástica Artística Masculina
2007 - 2008:
- Treinador Principal de Ginástica Artística Masculina do Sport Club do Porto, tendo os atletas do clube obtido os seguintes resultados (mais relevantes):
3. Professor de Ginástica Artística a Candidatos ao Ensino Superior
1990 - 1991:
Professor da Classe de Preparação para Testes de Aptidão Específica para a F.C.D.E.F. do Boavista Futebol Clube, na modalidade de Ginástica Artística.
4. Formação de Treinadores
2013:
- Teoria e Metodologia do Treino Desportivo. Curso de Treinadores e Ginástica – Grau I. Federação de Ginástica de Portugal. Porto.
- Observação e Análise das Habilidades Desportivas. Curso de Treinadores e Ginástica – Grau I. Federação de Ginástica de Portugal. Porto.
- Segurança na Ginástica. Curso de Treinadores e Ginástica – Grau I. Federação de Ginástica de Portugal. Porto.
- Planeamento do Treino. Curso de Treinadores e Ginástica – Grau I. Federação de Ginástica de Portugal. Porto.
- Planeamento da Sessão de Treino. Curso de Treinadores e Ginástica – Grau I. Federação de Ginástica de Portugal. Porto.
- Fundamentos da Ginástica – Conceitos Básicos e Nomenclatura da Ginástica. Curso de Treinadores e Ginástica – Grau I. Federação de Ginástica de Portugal. Porto.
- Treino das Capacidades Físicas (Flexibilidade e Resistência). Curso de Treinadores e Ginástica – Grau I. Federação de Ginástica de Portugal. Porto.
- Fundamentos da Ginástica – Receções. Curso de Treinadores e Ginástica – Grau I. Federação de Ginástica de Portugal. Porto.
2012:
- Paralelas Assimétricas. Curso de Treinadores de Ginástica Artística Feminina - Grau I - Federação de Ginástica de Portugal. Porto.
- Paralelas Assimétricas. Curso de Treinadores de Ginástica Artística Feminina - Grau II - Federação de Ginástica de Portugal. Porto.
- Noções básicas de Planeamento. Curso de Treinadores de Ginástica Artística Feminina - Grau II - Federação de Ginástica de Portugal. Porto.
- Planeamento de uma Época Desportiva. Curso de Treinadores de Ginástica Artística Feminina - Grau II - Federação de Ginástica de Portugal. Porto.
2007:
- Cavalo com Arções e Paralelas Simétricas. Curso de Monitores/Avaliadores Categoria III PlayGym – Fase Iniciação – Federação de Ginástica de Portugal. Porto.
2006:
- Solo, Cavalo com Arções e Paralelas Simétricas. Curso de Monitores/Avaliadores Categoria III PlayGym – Fase Iniciação – da Federação de Ginástica de Portugal. Porto.
2005:
- Cavalo com Arções e Paralelas Simétricas. Curso de Monitores/Avaliadores Categoria III PlayGym – Fase Iniciação – Federação de Ginástica de Portugal. Porto.
- Técnica de Aparelhos – GAF. Acção de Formação “Academia FIG – Nível 3 de Ginástica Artística. Federação de Ginástica de Portugal. Lisboa.
- Relatório das Áreas Médica e Psicológica do curso “FIG Academy – Level 3”. Acção de Formação “Academia FIG – Nível 3 de Ginástica Artística. Federação de Ginástica de Portugal. Lisboa.
2003:
- Solo e Paralelas Simétricas. Curso de Monitores/Avaliadores Categoria III PlayGym – Fase Iniciação – da Federação Portuguesa de Ginástica. Porto.
1989:
- Técnica de Trave. Curso de Treinadores do 4º Grau de Ginástica Desportiva Feminina, Federação Portuguesa de Ginástica, apoiado pelo Fundo Social Europeu. Porto.
- Recuperação e Controlo do Treino em Ginástica Desportiva. Curso de Treinadores do 4º Grau de Ginástica Desportiva Feminina, da Federação Portuguesa de Ginástica, apoiado pelo Fundo Social Europeu. Porto.
- Técnica de Trave. Curso de Treinadores do 3º Grau de Ginástica Desportiva Feminina, Federação Portuguesa de Ginástica, apoiado pelo Fundo Social Europeu. Porto.
- Treino de Força em Ginástica Desportiva. Curso de Treinadores do 3º Grau de Ginástica Desportiva Feminina, Federação Portuguesa de Ginástica, apoiado pelo Fundo Social Europeu. Porto.
- Recuperação e Controlo do Treino em Ginástica Desportiva. Curso de Treinadores do 4º Grau de Ginástica Desportiva Masculina, Federação Portuguesa de Ginástica, apoiado pelo Fundo Social Europeu. Porto.
- Treino de Força em Ginástica Desportiva. Curso de Treinadores do 3º Grau de Ginástica Desportiva Masculina, da Federação Portuguesa de Ginástica, apoiado pelo Fundo Social Europeu. Porto.
5. Formação de Juízes de Ginástica Artística
2013:
- Curso Nacional de Juízes de Ginástica Artística Masculina da Federação de Ginástica de Portugal. Porto. Solo, Cavalo com Arções, Argolas e Saltos.
2009:
- Curso Nacional de Juízes de Ginástica Artística Masculina da Federação de Ginástica de Portugal. Porto. Generalidades e Saltos.
2006:
- Curso Nacional de Formação de Juízes de Ginástica Artística Masculina da Federação de Ginástica de Portugal. Porto. Barra Fixa.
2003:
- Curso Nacional de Formação de Juízes de Ginástica Artística Masculina da Federação Portuguesa de Ginástica. Porto. Solo e Saltos de Cavalo.
2001:
- Curso Nacional de Formação de Juízes de Ginástica Artística Masculina da Federação Portuguesa de Ginástica. Lisboa. Solo.
6. Orientação de Estágios de Preparação Regionais e Nacionais e Participação em Selecções Nacionais
2006:
Coordenador Técnico de 3 Estágios da Selecção Nacional de preparação para o Campeonato da Europa de Juniores.
2004:
- Treinador da Selecção Nacional de GAF no Campeonato da Europa, Amsterdão (Holanda).
- Coordenador Técnico de 4 Estágios da Selecção Nacional de preparação para o Campeonato da Europa de Juniores.
- Treinador da Selecção da Associação de Ginástica do Norte no Estágio Internacional em Shanghai (China).
2003:
- Técnico integrado na Delegação Portuguesa para o Campeonato do Mundo, Anaheim (Estados Unidos).
- Coordenador Técnico de 3 Estágios da Selecção Nacional de GAF.
- Treinador da Selecção da Associação de Ginástica do Norte no Torneio Internacional “Gymnos Cup” (Charleroi - Bélgica).
2002:
- Coordenador de 2 Estágios da Selecção Nacional.
- Técnico Observador do Campeonato da Europa de Ginástica Artística Feminina (Patras – Grécia).
- Treinador da Selecção da Associação de Ginástica do Norte no Campeonato de Espanha (Madrid).
2001:
- Nomeado Coordenador Técnico Nacional de Ginástica Artística Feminina pela Federação Portuguesa de Ginástica.
- Treinador da Selecção Nacional no Torneio Internacional “Malar Cup” (Estocolmo – Suécia).
- Treinador da Selecção Nacional no Torneio Internacional “GYM N.B. CUP” (Charleroi – Bélgica).
2000:
- Treinador da Selecção Nacional no Torneio Internacional “Malar Cup” (Estocolmo – Suécia).
- Treinador da Selecção da Associação de Ginástica do Norte no II Torneio Internacional Jovem (Lisboa).
1999:
- Técnico integrado na Delegação Portuguesa para o Campeonato do Mundo, Tianjin (China).
- Treinador da Selecção da Associação de Ginástica do Norte no I Torneio Internacional Jovem (Lisboa).
- Participante em diversos Estágios da Selecção Nacional de preparação para o Campeonato do Mundo.
1998:
- Técnico integrado na Delegação Portuguesa para o Campeonato da Europa de Seniores, St. Petersburg (Rússia).
- Treinador da Selecção Nacional no Torneio Internacional da Roménia (Ploiesti).
- Participante em diversos estágios da Selecção Nacional de preparação para o Campeonato da Europa.
1996:
- Técnico integrado na Delegação Portuguesa para o Campeonato da Europa de Juniores, Birmingham (Inglaterra).
1995:
- Treinador integrado no Projecto Sydney 2000 da Federação Portuguesa de Ginástica;
1993:
- Técnico Responsável pelo Estágio da Selecção Nacional (Quadro B) de 20 a 26/02/93.
- Treinador da Equipa Nacional B nos VI Jogos Ibero-Americanos, Porto.
1992:
- Técnico Responsável pelo Estágio da Selecção Nacional (Quadro B) de 28/02 a 03/03/92.
1989:
- Técnico Observador de Centros de Treino da Bulgária (Sófia).
- Técnico Observador no Campeonato do Mundo (Stuttkart - Alemanha).
7. Orientação de Estágios de Avaliação e Identificação de Talentos - Quadro C
A contribuição no âmbito da orientação de Estágios de avaliação e identificação de talentos no programa "Quadro C" das Selecções Nacionais, esteve englobada na dinâmica organizativa da Direcção Técnica da Federação Portuguesa de Ginástica, centrando-se fundamentalmente:
a) Elaboração de um instrumento de avaliação de capacidades técnicas de jovens ginastas com idades compreendidas entre os 9 e 12 anos;
b) Avaliação de jovens ginastas portugueses com base no instrumento de avaliação elaborado com vista à sua classificação e posterior selecção para o "Quadro C", escalão jovem das Selecções Nacionais;
c) Realização de Estágios de desenvolvimento técnico com as ginastas seleccionadas.
8. Formação Contínua de Professores
2002:
- Acção de Formação: “Novas Metodologias de Ensino para a Ginástica na Escola ” – Centro de Formação de Basto – Cabeceira de Basto. Acção de Formação Creditada pelo Projecto FOCO.
1999:
- Acção de Formação: “Novas Metodologias de Ensino para a Ginástica na Escola II” – Centro de Formação Francisco de Holanda – Guimarães. Acção de Formação Creditada pelo Projecto FOCO.
1998:
- Acção de Formação: “Novas Metodologias de Ensino para a Ginástica na Escola I” – Centro de Formação Francisco de Holanda – Guimarães. Acção de Formação Creditada pelo Projecto FOCO.